VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Projeto Colibri

ETEC Trajano Camargo

São Paulo

MENTOR(A)

Gislaine Aparecida Barana Delbianco

Step 1 SENTIR

Após ver várias notícias sobre as queimadas recorrentes na Amazônia e no Pantanal, percebemos a falta e má distribuição de vegetação na nossa cidade (o que ocasiona em vários problemas indiretos para a população). Depois, nosso país entrou em estado de emergência por uma crise hídrica, consequência de vários fatores que ocorreram no Brasil. Então percebemos que precisávamos fazer algo para ajudar o meio ambiente e as pessoas.

Step 2 Imagine

Primeiramente, pensamos em produzir bolas de semente feitas de argila, compostos orgânicos e as sementes; então, desenvolvemos outro método utilizando papel reciclado; por fim, devido a atual crise hídrica, produzimos uma bola de semente feita a partir de fibra de pectina extraída do rejeito (bagaço) de laranja que as empresas de suco da região jogam fora.

Step 3FAZER

Apresentamos as bolas de semente em uma feira de ciências em uma escola da região para crianças na faixa etária de 7–10 anos de idade e no dia seguinte, fizemos uma oficina para fabricar as bolas de semente com crianças do primário. Após um tempo, apresentamos o projeto para o público geral na feira de projetos da ETEC Trajano Camargo.

Fizemos testes de qualidade e comprovamos a eficacia das bolas de semente porém, com o inicio da pandemia, não fomos capazes de fazer um plantio em larga escala, então nos limitamos a alguns terrenos baldios e canteiros nas ruas.

100

Foi muito legal fazer a oficina e aprender sobre o meio ambiente. É legal ter uma aula desse tipo, fizemos muita sujeira. Mostrei para a minha mãe e ela também gostou do projeto! – Lara, estudante do primário. É ótimo ver os jovens de hoje em dia se importando com o meio ambiente e colocando a mão na massa para mudar a realidade, inclusive os jovens de nossa cidade. – Otoniel Lima, vereador.

Encontramos muitas dificuldades devido a pandemia e isolamento social, não poderíamos avançar muito mas, conseguimos superar entrando com o campo de pesquisa e desenvolvendo o nosso terceiro método (de forma totalmente remota) que está para ser aplicado na pratica em breve. Também realizamos algumas reuniões via vídeo com pessoas de diferentes series da nossa escola para discutir sobre meio ambiente.

MAIS DE 30 DIAS

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Step 4 COMPARTILHAR

Através das feiras de projeto e de ciências que a escola promoveu, tendo como público-alvo jovens que estão ingressando no ensino médio, professores e docentes de universidades e institutos, familiares, entre outras pessoas. A maioria das pessoas gostaram e se interessaram em nosso projeto, justamente por ser algo pouco visto e de versátil.

40