VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Projeto Vidar - vida e árvore

Escola Stagium

São Paulo

MENTOR(A)

Renata Stort

Step 1 SENTIR

Ao longo dos anos, a quantidade de árvores em centros urbanos vem diminuindo cada vez mais, e isso provocou um grande abandono da população em relação aos cuidados, a preservação e da história das poucas árvores que restaram.

Step 2 Imagine
Step 3FAZER

Criamos o Projeto VidAr que pesquisou, catalogou e identificou a história e importância das árvores que existem nas proximidades da nossa Escola. Nessas árvores, foram colocados códigos que podem ser escaneados pelo celular para que qualquer pessoa possa se conectar à elas, conhecendo sua importância e sua história.

O projeto permite que pessoas conheçam a importância das árvores do seu entorno e com isso, validando sua importância e preservando sua existência. Após o mapeamento, recebemos convites para ensinar outras escolas a replicarem a ação e com isso compartilhamos nossos protocolos de mapeamento, explicamos as etapas de realização e os custos baixíssimos para confecção de site e placas.

100

Escolhemos uma avenida de grande circulação de pessoas e acreditamos o número de pessoas impactadas seja muito maior. "Eu não sabia que essa árvore era um Kiquizeiro, agora eu entendo porque ela tem esse cheiro. Quando ficar muitos dias sem chover, vou regar ela para que não sofra com isso". "Essa árvore é forte. Já caiu um raio nela sabia? Eu senti muito quando o raio caiu nela. Agora que eu já sei o nome dela e é como se ela fosse da minha família. Desde que moro aqui ela está aí e olha só, agora a gente se conhece e não quero que ela sofra".

Os moradores próximas às arvores demoraram a compreender a importância do projeto em catalogar as árvores. Com cuidado e atenção, fomos contando histórias e curiosidades sobre a árvore que estava bem a frente da sua casa e qual a relação dela com as florestas tropicais. Fizemos um movimento educativo de (re)conexão dessas pessoas com a natureza!

MAIS DE 30 DIAS

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Step 4 COMPARTILHAR

Realizamos um live pelo youtube da nossa Escola. Divulgamos nas redes sociais. Demos entrevista para o Programa Ser Criança É Natural (referência no Brasil sobre ações em conexão com a natureza). Enviamos comunicados para todas as famílias via aplicativo. Enviamos carta de apresentação para a secretaria de meio ambiente da cidade.

20000