VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Amigos da Natureza limpam a mata

Ciencias CaJu

SP

MENTOR(A)

Juliana Albarelli

Step 1 SENTIR

As crianças ficaram muito sensibilizadas quando andando pela mata próxima a casa onde elas moram viram muito lixo jogado e alguns focos de incêndio.

Step 2 Imagine

Eles estudaram o que poderia ser feito e decidiram que informar as pessoas do bairro sobre o problema e fazer uma ação ambiental envolvendo todos ajudaria a mudar o hábito que as pessoas tinham de jogar lixo no local e outras ações que provocavam queimadas.

Step 3FAZER

As crianças marcaram um dia e convidaram a comunidade do bairro para fazer um multirão de limpeza na mata. Eles fizeram cartazes emplicando a importancia de manter a área limpa e evitar focos de incêndio na região.

O primeiro resultado foi nas próprias crianças. Elas notaram que a grande maioria do lixo coletado era lixo que poderia ser reciclado vindo da indústria alimentícia. Isso fez com que elas repensassem os próprios hábitos juntamente com as pessoas (crianças e adultos) que participaram da ação. Os trabalhadores de uma empresa que ficava próxima a mata, principais responsáveis pela poluição do local, viram a ação e se interessaram em entender o problema. Após semanas da ação ter ocorrido, a área permaneceu limpa pois estes trabalhadores entenderam a importância de não sujar o local.

50

Testemunhamos os trabalhadores que jogavam lixo na mata conversando entre sí e um deles convencendo os outros que não deveriam mais jogar lixo no local. Com isso o local permaneceu limpo por semanas. Testemunhamos também que mais pessoas se interessaram por conservar a mata e conviver com ela em armonia, vizinhos da região colocaram latas para receber lixo dos passantes, mais balanças foram colocadas para que as crianças pudessem brincar na margem da mata.

O principal desafio foi a dificuldade de implementar ações ambientais durante as restrições impostas pela pandemia. As crianças se encontraram pessoalmente apenas 2 vezes, o resto foi feito online e nem todos tinham uma boa conexão com a internet então muitas reuniões não fluiram e tardamos muito mais que o esperado em completar a proposta.

0-7 Dias

Consumo e Produção Responsáveis

Step 4 COMPARTILHAR

Nós compartilhamos nossa história com a cominidade do bairro através da internet. Também com familiares e aigos de outras regiões.

30