VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Projeto Amana Tykyra

Escola Aleká

SP

MENTOR(A)

Tatiana Jorgetti Fernandes

Step 1 SENTIR

O projeto nasceu do nosso interesse sobre a água do bairro. Percebemos que o rio que passa atrás da escola às vezes tem cheiro ruim e que precisamos comprar água mineral para beber, pois a água que chega nas torneiras da escola não é potável. A escola em que estudamos fica na zona rural de um dos municípios da Serra da Mantiqueira, que fica no Sudeste do Brasil e faz parte da Mata Atlântica – uma floresta tropical que tem uma das maiores biodiversidades do mundo. Nos perguntamos: De onde vem a água da escola e para onde ela vai? Quem cuida da água que chega na escola? Como é a qualidade dessa água? Fizemos uma caminhada até a mina que abastece a escola. Ao chegarmos lá vimos que as condições não estavam boas. A mina ficava no meio de um pasto onde bois e vacas passavam por cima. A mina não era cercada, não tinha mata ciliar e o local da captação da água não era direto na mina. Para piorar a situação, 26 casas, além da escola, usavam essa água! Então decidimos desenvolver esse projeto, com o objetivo de preservar e reduzir a poluição dos os rios e nascentes do bairro da nossa escola.

Step 2 Imagine

- Conversar com a comunidade que utiliza a água da mesma nascente que a escola sobre a situação da nascente, captação e percurso da água que chega até nós; - Fazer análise da qualidade da água em diferentes pontos do caminho que a água percorre até chegar na escola; - Plantar árvores nas margens dos rios; - Cercar e reflorestar a nascente que abastece a escola; - Coletar água direto da nascente; - Evitar que o gado suje a água; - Enviar carta para a prefeitura sobre a situação da água que abastece a escola.

Step 3FAZER

Entrevistamos algumas pessoas e fizemos pesquisas que nos ajudaram a entender melhor o problema. Aprendemos sobre o ciclo da água e a importância da mata ciliar e da serrapilheira para os rios e nascentes. Fizemos reuniões com a comunidade que usa a mesma água e juntos encontramos algumas maneiras de melhorar a qualidade da água que usamos. Estamos nos organizando para fazer a análise da água em diferentes pontos (nascente, local de captação, entrada e saída dos filtros e caixa d'água), para entendermos onde ocorrem os principais problemas e pensar como podemos melhorar a qualidade da água. Temos ainda um grande desafio pela frente, que será encontrar uma maneira para melhorar o local de captação da água e reflorestar a nascente, pois ela se encontra em uma propriedade privada e há grande resistência dos proprietários sobre essas ações.

A água faltava com muita frequência na escola e chegava bastante suja nas torneiras. As reuniões iniciadas com nosso projeto ajudaram as pessoas, que usam a mesma água, a se organizarem para reduzir esses problemas. Essa comunidade contratou uma pessoa para cuidar da manutenção do sistema de captação e transporte da água até a caixa d'água, fazer a limpeza frequente da caixa d'água e instalar filtros para melhorar a qualidade da água.

160

Depoimento de Beatriz Hanssen, moradora de uma das 26 casas que consome a mesma água da escola: "Eu acho que depois que houve as reuniões na escola os problemas com a água diminuíram bastante. Nas reuniões ficou decidido que uma pessoa ficaria responsável pela manutenção dos filtros, limpeza das caixas e reparos. Para pagar o responsável e os materiais utilizados é feita vaquinha mensal. Depois disso os períodos sem água foram bem pequenos, em torno de algumas horas, antes chegávamos a ficar mais de 24hrs sem água. Percebemos também que água vem mais limpa." Depoimento de Tatiane Siqueira, funcionária da escola. "Antes faltava muita água e ela chegava bem suja, principalmente quando chovia. Agora quase nunca falta água e ela chega bem mais limpa."

No início do nosso projeto descobrimos que havia uma grande restrição das pessoas que podiam ir até a mina e isso dificultava muito a manutenção do sistema de captação e transporte da água. Através de reuniões entre a comunidade que usa a água e os proprietários das terras de onde fica a nascente e de onde é preciso passar para chegar até lá, conseguimos um acordo que permite o acesso da pessoa responsável pela manutenção. Para organizar o pagamento dessa pessoa foram necessárias muitas conversas para que toda comunidade entendesse a importância de se responsabilizar pela manutenção do sistema de água.

MAIS DE 30 DIAS

Água Potável e Saneamento

Step 4 COMPARTILHAR

Contamos sobre nosso projeto nas rodas de conversa que acontecem toda semana na escola. Depois chamamos as pessoas que moram nas casas perto da escola e que usam a mesma água para contarmos como estava a situação da nascente. A partir disso, essa comunidade se organizou para pensar em soluções e colocá-las em prática.

50