VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Projeto semeAR

Colegio Santo Agostinho

Minas Gerais

MENTOR(A)

Karina Venancio Bonitese

Step 1 SENTIR

Observamos que nossas vidas estão cada vez mais distante da natureza. Não temos muitas opções de lazer ao ar livre em nossa cidade e estas estão cada vez mais cinzas. Muitas pessoas não sabem o que é a floresta tropical. A população éstá ficando estressada porque não tem contato com a natureza, e também doentes pela poluição; Já não vemos muitos animais que nossos pais viam e outros estão mudando seus hábitos.

Step 2 IMAGINAR

Imaginamos um trabalho de educação ambiental na prática, em que cada escola irá atuar na sua região. Pensamos em como a natureza dirpersa suas sementes e imaginamos agir da mesma maneira. Nem sempre é necessário reinventar tecnologias, mas sim a forma de agirmos e atuarmos sobre o meio ambiente. Pensamos em utilizar uma ferramenta comumente usada para matar animais, para seu lado positivo. Pensamos em lançar bombinhas de sementes com estilingues! Cada criança poderá fazer suas bombinhas de sementes nativas e restaurar áreas degradas no seu município. Pensamos em dispersão manual, depois em drones... mas o estilingue é um resgate das antigas brincadeiras e uma nova forma de usá-lo para o bem. O processo envolverá toda a comunidade, como no conceito de Aldeia que Educa. Assim, passará pelas famílias, escola e autoridades. Todos juntos pela mesma causa. Igualdade no caminho da preservação.

Step 3FAZER

Inicialmente serão desenvolvidas oficinas nas escolas pela equipe do projeto semeAR. Pode ser online ou presencial... Cada um pode atuar no seu município, já que somos de 3 cidades distintas do sudeste. As oficinas darão a oportunidade das crianças aprenderem a fazer bombinhas de sementes, saber qual a vegetação nativa e todos os aspectos de cuidado com a vegetação antes e depois do plantio. O projeto oferecerá cartilhas e aulas no Youtube, como já vem desenvolvendo. As sementes serão doadas pelo Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), que entramos em contato para essa proposta e nos apoiou. O lançamento das sementes será a partir de visitas técnicas co exploração das áreas degradadas da cidade.

Já temos escolas apoiando o projeto, particulares e públicas. Em Limeira, a Secretaria de Educação está nos apoiando. Muitas crianças e professores estão se sentindo estimulados.

100

"É fantástico ter crianças como vocês, tão empenhadas em mudar nosso planeta para melhor. Isso me inspira!" "Vocês crianças têm muito mais a dizer e fazer que muitos adultos por aí. Vamos trabalhar juntos muitas vezes!"

Por hora a distância em função da pandemia, por não podermos ter tido oportunidade de trabalharmos todos juntos.

0-7 Dias

Educação de Qualidade

Step 4 COMPARTILHAR

Através da Coordenação da escola, Mídias sociais e lives bem interessantes.

600