Sendo o objetivo desse estudo apresentar propostas de intervenção e revitalização do Parque Linear Transguarulhense, os alunos focais deram sugestões para a melhoria do local apresentadas a seguir. Uma delas é a arborização urbana e ambiental do Parque, que necessita de mais vegetação; no entanto, alguns aspectos são importantes no plano de plantio de mudas, entre eles a adaptação à área, o porte a arquitetura local e tempo de crescimento, entre outros. Algumas das espécies comumente utilizadas na urbanização urbana de parques são: Pau Ferro (Caesalpinialeiostachya), Sibipiruna (Caesalpiniapeltophoroides), Cambuci (Campomanesiaphaea), Guanhuma (Cordiasuperba), Mulungu (Erythrinaspeciosa), Cereja do mato (Eugenia involucrata), Pitangueira (Eugenia uniflora), Jacarandá (Jacarandamimosaefolia), Oiti (Licania tomentosa), Araça (Psidiumcatleianum), Aroeira salsa(Schinusmolle), Aroeira (Schinusterebinthifolius), Canafistula (Senna spectabilis), Ipê (Tabebuia spp) Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Tipuana (Tipuana tipu), Marinheiro (Trichilia catártica).
Além da necessidade de mais arborização, outro importante aspecto observado na visita ao Parque é a falta de acessibilidade das pessoas com dificuldades de locomoção às instalações do local. Diante disso, outra proposta dos alunos é a construção de rampas de acesso para cadeirantes, sinalização, instalação de pisos antiderrapantes, iluminação e bebedouros adaptáveis.
Notou-se que á área possui necessidade de instalação de novas lixeiras e manutenção daquelas já existentes. Isso poderia estimular os frequentadores a não jogar lixo no Parque e diminuiria a probabilidade de contaminação de doenças como a dengue.
Entende-se também que a área de academia ao ar livre precisa de instalação de mais equipamentos para práticas de atividades físicas e manutenção dos aparelhos já existentes, pois muitos estão enferrujados, incompletos e quebrados.
Consideração semelhante pode ser feita também às áreas de lazer do Parque, que necessitam de novos brinquedos e manutenção. A quadra poliesportiva e o campo de futebol, por exemplo, poderiam ser gramados, receber arquibancadas e ter instalações sanitárias reformadas para melhor o uso dos frequentadores. A pista de caminhada, que também é utilizada para passeios de bicicleta, necessita de manutenção, a fim de evitar acidentes graves, como por exemplo, quedas e eventuais fraturas. Outra sugestão é a criação de uma pista de skate, pois isso estimularia a prática de esportes por parte dos frequentadores.
Ainda em relação à oferta de lazer, poderiam ser instalado um ponto central de wi-fi e dois repetidores de sinais nas extremidades do Parque. Devido ao fato de que o local recebe muitos eventos culturais, sugere-se também a necessidade da construção de uma concha acústica, que permitiria maior conforto acústico para o moradores do bairro e a melhoria do som durante as apresentações. Outra sugestão é a implementação de quiosques fixos e tendas de gastronomia e artesanato, o que estimularia o comércio local e a economia criativa.
Por fim, devido ao alto índice número de frequentadores do Parque, uma excelente alternativa seria o aumento do policiamento na região, bem como a instalação de uma base comunitária da Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM) ou Polícia Militar do Estado de São Paulo. Isso diminuiria eventuais atos infracionais e aumentaria a segurança dos moradores e frequentadores do Parque e dos bairros adjacentes.
A figura 2 a seguir resume as propostas de intervenções e melhorias no Parque Transguarulhense. Já a figura 3 ilustra, na planta baixa do Parque, as intervenções sugeridas e suas possíveis localizações.
Figura 2. Proposta de intervenções e melhorias.
Fonte: Alunos e professores (2021).
Figura 3. Planta Baixa Parque Linear Transguarulhense
Fonte: Alunos e professores (2021).
Com todas as mudanças e intervenções propostas para o Parque Linear Transguarulhense, esperamos proporcionar novas experiências em um ambiente saudável e democrático não só para os moradores do Jardim Moreira e frequentadores do Parque, mas também para os moradores de Guarulhos. A revitalização também irá possibilitar que o local destinado ao lazer, esportes e a contemplação da natureza tenha novos usos, com melhoria da segurança e mais qualidade de vida. Seguindo critérios sociais, estéticos, educativos e ecológicos, o projeto propõe priorizar os pedestres e otimizar o Parque, sendo este de grande importância para a cidade.
O Parque Linear Transguarulhense não se caracteriza somente como uma área verde no Jardim Moreira, já que parques podem trazer diversos benefícios para a população local, como diminuição da poluição e oferta de mais espaços de lazer e práticas esportivas, o que pode melhorar a qualidade de vida dos moradores em espaços mais naturais que contribuem para o meio ambiente.
Por meio da coleta de dados com os moradores e frequentadores do Parque e observações na visita ao local, este projeto propôs intervenções e melhorias a serem realizadas pelos moradores e pela prefeitura de Guarulhos, na área ambiental e social. Com a iniciativa de todos é possível contribuir para um espaço público de qualidade para toda a população da cidade de Guarulhos.
A revitalização do Parque possibilitaria que o espaço fosse reconhecido como um local relevante para o bairro, com infraestrutura mais adequada para abrigar eventos e atividades sociais e físicas, garantindo assim a vitalidade de um espaço receptivo e interativo durante todo o ano, já que o Parque é um importante lugar de socialização no bairro. Por fim, espera-se que as mudanças proporcionem novas experiências em um ambiente saudável e democrático e possibilite que o local destinado ao lazer, esportes e a contemplação da natureza tenha novos usos, com melhoria da segurança e mais qualidade de vida dos frequentadores do Parque Linear Transguarulhense e também dos moradores de Guarulhos.
8000
Como pode ser observado na tabela 1, o Parque é considerado uma importante área verde e local de preservação para a maioria dos frequentadores. Embora em menor porcentagem observa-se também que o Parque é avaliado como um importante local de socialização, lazer e prática de atividades físicas.
Tabela1. Importância de um Parque na cidade para os frequentadores
Importância de um Parque na cidade para os frequentadores % do total
Área verde 91,5%
Local de preservação 68,3%
Socialização 1,4%
Espaço para atividade física 1,4%
Área de lazer 1,4%
Distração e tempo com a família 0,7%
Produção de ar puro em áreas urbanas 0,7%
Arborização da cidade 0,7%
Meio de diversão para crianças do bairro 0,7%
Interação com as pessoas 0,7%
Não sabe responder 5,6%
Total de respondentes: 165 moradores do bairro ou frequentadores do Parque
Fonte: Formulário Google Docs, elaborado pelos alunos focais e professores orientadores.
Como pode ser observado na tabela anterior, o Parque Linear Transguarulhense é uma importante área de lazer para a maioria dos moradores do bairro ou frequentadores do Parque, ou 89,4% dos respondentes. Embora em menor número, também é importante observar que 48,6% e 34,5% dos participantes consideram o Parque, respectivamente, como uma área importante para shows e eventos e feiras de alimentação. Conforme já apresentado anteriormente, entretanto, 60,7% dos participantes consideram que o Parque é mal cuidado pela Prefeitura de Guarulhos, o que justifica a necessidade de se propor intervenções na área.
MAIS DE 30 DIAS
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Step 4 COMPARTILHAR
Nas redes sociais. O projeto foi bem recebido pela comunidade local.