VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Educando para a sustentabilidade da Serra do Japi

Emeb Aparecido Garcia

São Paulo

MENTOR(A)

Paula Espindola Mielke Domingues

Step 1 SENTIR

Nossa escola está localizada na borda da Área de Proteção Ambiental da Serra do Japi - Jundiaí - SP , sendo esta uma das últimos áreas remanescentes de Mata Atlântica do interior de São Paulo, localizada numa das áreas de maior concentração população e centro industrial do Brasil. Esta área sofre com a forte pressão urbana e diversos fatores de risco como desmatamento, especulação imobiliária, queimadas, extermínio de animais silvestres, etc. Nosso alunos moram nas áreas da APA ou nos bairros próximos; vivenciando suas belezas e problemas. Educar para que todos conheçam mais sobre a este ecossistema é uma ação fundamental para a formação de uma consciência ambiental e a conservação da Serra do Serra do Japi. Assim, nosso Projeto Pedagógico desde 2017 - "Cuidar de Si, da Comunidade e do Planeta" tem foco na sustentabilidade e especialmente na Serra do Japi.

Step 2 Imagine

A escola direcionou seu Projeto Pedagógico para trabalhar temas que abordem questões ambientais, locais e globais - “pensar global, agir local”; de modo que todas as séries trabalham para a sustentabilidade. Iniciamos com plantio de um bosque de espécies nativas em 2015 (cerca de 30 espécies e 150 indivíduos, plantados em um área de 22 mil m2); cultivo de horta orgânica e de PANCS; reciclagem de sobras de merenda com compostagem; plantio de espécies tradicionais como mandioca e milho em sistema de agrofloresta; estudo dos animais da Serra do Japi, com elaboração de álbum de figurinhas e livretos, e das árvores nativas da Mata Atlântica Serra do Japi do bosque da escola. Esse ano, desenvolvemos um projeto de construção de viveiro para reprodução das espécies arbóreas do bosque da escola, com apoio do Jardim Botânico de Jundiaí. A produção de mudas do viveiro será direcionado para plantio no bairro, ampliando a área de cobertura vegetal da APA da Serra do japi no bairro.

Step 3FAZER

O bosque de espécies nativas foi plantado na EMEB Aparecido Garcia em 25 de março de 2015. Durante 2 anos os alunos regaram e cuidaram das mudas. Em 2017 os alunos já realizavam trabalhos de estudos das árvores, com elaboração de Herbário, maquetes, Guia das Árvores. Hoje, 6 anos depois, colhemos os frutos e já é possível ver o ciclo completo com a produção de flores e frutos de quase todas as espécies plantadas. Dessa forma, a construção de um viveiro e a produção de mudas de espécies nativas foi o desafio deste ano, no retorno presencial dos alunos dos 4º anos. Primeiro, realizou-se o estudo das espécies, reconhecimento das espécies, biologia das espécies - crescimento, floração, frutificação, agentes polinizadores, coleta e plantio. Para o viveiro: escolha do local, elaboração do projeto, construção com a comunidade. Também, a formação dos professores sobre como construir um viveiro com o Eng, Florestal do Jardim Botânico de Jundiaí e como coletar, tratar e plantar as sementes nativas, para apoiarem os alunos no desenvolvimento do projeto.

O estudo do bosque da escola com suas árvores nativas está aumentando o conhecimento dos alunos a respeito do ecossistema da Serra do Japi; e a implantação do viveiro de mudas de árvores nativas, em parceria com as famílias, está envolvendo a comunidade na participação da conservação da área e ampliação da área verde do bairro.

1000

"O projeto ajuda o planeta, a diminuir o aquecimento global, mas também ajuda as pessoas a serem melhores" Maristela Maia Gobbo "Então, é confuso, fazer tanta coisa assim (...) sobre as árvores, sobre o tempo... então é difícil. Mas quando todo mundo junto ajuda fica mais fácil" Otávio Augusto da Silva

Os desafios encontrados foram a verba e a mão de obra para a construção do viveiro. Estes foram superados com apoio da gestão escolar, da Associação de Pais e Mestres (APM) e auxílio da comunidade do entorno e dos pais dos estudantes.

MAIS DE 30 DIAS

Vida Terrestre

Step 4 COMPARTILHAR

Compartilhamos o projeto com a escola, explicando para as outras salas sobre o desenvolvimento do mesmo, e construímos um mural com todas as informações, para atingir a todos da comunidade escolar. No final do ano, será realizada uma feira para divulgação para toda a escola e a comunidade do entorno. A Comunidade Escolar, alunos, professores, funcionários e familiares apoiaram o projeto e se envolveram colaborando e apoiando. Os pais se engajaram e se mostram envolvidos com o projeto.

400