VISUALIZAR HISTÓRIA

2021

Spirulinas para defesa da conservação de Florestas, uma responsabilidade socioambiental de todos

Colegio Farias Brito e ONG Primeira Chance

Ceará

MENTOR(A)

Rosimary Landim Goncalves

Step 1 SENTIR

Os desequilíbrios ambientais, emissões de carbono e poluição causados pela agricultura e pecuária principalmente no contexto da florestas como a floresta amazônica vem se tornando uma das atividades preocupantes e poluidoras do planeta. As jujubas de spirulina se tornam uma alternativa promissora no momento que podem ajudar a reduzir o consumo de carne além de suprir a necessidade proteica uma população mundial de desnutridos, subnutridos, assim como para crianças com recusa alimentar, para atletas ou pessoas que queiram manter uma alimentação mais saudável A base para o desenvolvimento do projeto é a cianobactéria Spirulina e o seu potencial super alimentar, capaz de suprir as necessidades nutricionais e foi apontada pela ONU como alimento do milênio. Além de ser um alimento saudável a construção de uma receita caseira de jujubas feitas com ágar e enriquecidas de cianobactérias (proteína não animal) se justifica pelos desequilíbrios ambientais que a produção de alimento proteico que consumimos de forma tradicional traz ao meio ambiente, Acreditamos que Precisamos achar formas alternativas de se alimentar sem sermos escravos da pecuária que é devastadora para o meio ambiente e contribui de diversas formas para o impacto ao clima.

Step 2 Imagine

1-Cultivar as cianobactérias conhecidas popularmente como spirulinas em aquário para produção de um alimento proteico que substitua o consumo de carnes principalmente a bovina, pois segundo pesquisas atuais o aumento de desmatamento e queimadas na floresta especialmente a amazônica esta diretamente relacionada com o aumento de pasto para a pecuária. 2- Produzir com essas jujubas de spirulinas um alimento altamente proteico e que possa ser uma fonte nutritiva, criativa e saborosa como alternativa de substituição de outras fontes tradicionais de proteína (principalmente a carne), esse fator iria colaborar com a saúde dos que dele se alimentar, além de incentivar uma produção caseira de baixo custo , baixo impacto, acessivel e estimular um consumo sustentável , além de auxiliar na pegada de carbono com redução das nossas emissões no planeta.

Step 3FAZER

As Spirulinas têm sido usada como fonte nutritiva, por apresentar grandes quantidades de vitaminas, e ser fonte de proteínas para alimentação humana, podendo auxiliar em casos de desnutrição ou na busca de uma alimentação mais saudável porém ainda apresenta grande recusa por não ter um sabor agradável com objetivo, o projeto criou e avaliou a produção dessas cianobactérias por meio do cultivo em um aquário com técnicas de custo reduzido e produziu uma receita própria de jujubas (doces caseiros) com o superalimento Spirulina platensis de modo a deixar o sabor mais palatável, estimulando seu consumo. Na criação das balas de goma de spirulina foram testadas variadas receitas entre elas uma versão vegana, diet e outra com açúcar. As receitas do experimento foram degustadas varias por pessoas de idades diferentes que julgaram sabor e cheiro agradável. Outro quesito importante é que o produto pode ajudar nas questões relacionadas ao aquecimento global na construção da nossa pegada de carbono, auxiliar na proteção da biodiversidade e construção de uma cultura alimentar mais sustentável de consumo e produção de proteina .

As nossas jujubas foram pensadas visando contribuir com a agenda 2030 da ONU que inclui os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a equipe formulou a pesquisa com o objetivo de contribuir com a redução dos impactos caados pelo consumo de carne como a devastação da floresta, queimadas e emissão de CO2 que a prática da pecuária causa ao meio ambiente. Nossas jujubas de spirulina impactam e dão resultados favoráveis na medida que contribui com um modelo que auxilia na resolução dos Objetivos do desenvolvimento sustentável abaixo 2° ODS que visa reduzir a fome no mundo 3° ODS que visa assegurar a vida saudável e bem estar 12° ODS que ajuda na elaboração de um plano de consumo e produção sustentável 13° ODS que ajuda a Desenvolver ações contra mudança global do clima 15° ODS que contribui no Desenvolvimento de ações de proteção para vida terrestre

1000

Depoimento de um atleta, 41 anos. "Costumo fazer atividade física intensa e pra nutrir meu corpo preciso ingerir suplementos, já até tentei consumir as spirulinas mais o problema é o gosto muito forte da forma de consumo além de em pó ( muito ruim) e em capsulas ( muito cara) achei genial a ideia de se fazer em jujubas, o gosto ficou bom, e posso carregar na mochila e tomar a hora que eu quiser, excelente e fácil de fazer, acessível para todos os bolsos, e o melhor de tudo altamente proteico e vitamínico. Pessoas que não podem comprar alimentos saudáveis podem se beneficiar muito. Depoimento de uma das integrantes, 18 anos. Sempre fui preocupada com a questão ambiental e com o aumento do carbono na nossa atmosfera , além de que muito me preocupa o avanço do desmatamento nas florestas e constantes queimadas pra produção agricola e pastoril. Alem disso sempre vi vi obrigada a comer carne apesar de não gostar muito , mais por seu valor proteico me via obrigada ( por ser alérgica a ovo e não gostar de vegetais ). As Jujubas de spirulina são muito praticas, nutricional e com gosto bom. Teria sido bem mais fácil se elas existissem antes. Acho que já nasci vegana mesmo sem saber o que era isso.

O projeto passou por varias fases a primeira delas foi encontrar a cultura inicial de spirulinas pra começar a nossa produção caseira. Consequimos um distribuidor que nos presenteou com 100 ml da cultura inicial, depois de solucionado esse problema, passamos a procurar bibliografia que nos auxiliasse no cultivo caseiro em aquário já que a maior parte dos produtores fazem isso em larga escala e nos queríamos incentivar a produção caseira com baixo custo e acessível pras comunidades de baixa renda, já que a spirulina tradicionalmente vendida apresenta alto valor o que dificulta para a camada mais pobre da sociedade esse fato foi solucionado com o auxílio de um produtor que nos deu dicas de como produzir spirulinas de qualidade em pouco espaço e com baixo custo. Após isso passamos a fase de testes de receitas até encontrar as receitas que fosse bem avaliadas na analise sensorial (sabor, cheiro, textura, consistência)

MAIS DE 30 DIAS

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Step 4 COMPARTILHAR

Sim , o projeto esta sendo apresentado em diversos evento : Estão sendo convidados pra palestra não apenas na nossa escola , mais na ONG Primeira chance, e em escolas que nos convidam. em evento científico on line , em pod cast, e no instagram @meninas.ciencia. Estamos preparando pra apresentar em Feiras populares e e parques O projeto vem sendo muito bem avaliado e o interesse em provar as jujubas também

1000