Introdução da História

2021

A Voz D@s Estudantes

Projeto Quero Ser Mais E8G

Castelo Branco

Mentor

Antónia Silvestre

Step 1 Sente

Falta de respeito pela diferença no espaço da escola; atitudes racistas para com alunos e alunas da comunidade cigana; período de aulas muito extenso; aulas a começarem muito cedo pela manhã; falta de espaços para convívio; e fecho de bar da escola durante o almoço.

Grupo de alunos e alunas da Escola Básica do Tortosendo sentem que não há boa aceitação e respeito pela cultura cigana por parte dos vários públicos da comunidade escolar. Sentimento de que a sua cultura é desconhecida e que não são compreendidos/as. Racismo foi o problema mais evidenciado por todos/as os/as alunos/as envolvidos/as e o mais votado.

Alunos e alunas entre os 11 e os 17 anos.

Step 2 IMAGINA

Angariar dinheiro para comprar mesa de matraquilhos; diminuição de carga horária de aulas; criação de aulas de dança, teatro, canto e música; bar com horário alargado de funcionamento; criação de jornal para divulgação de cultura cigana; procurar fazer amigos e conviver com alunos e alunas não ciganos/as; ajudar auxiliares em pequenas ações do dia-a-dia.

Criação de jornal para divulgação de cultura cigana; procurar fazer amigos e conviver com alunos e alunas não ciganos/as nos intervalos; ajudar auxiliares em pequenas ações do dia-a-dia.

Step 3FAZ

Foi um processo em que auscultámos todos, muito democrático, no qual priorizámos problemas e soluções, encontrámos mentores para cada uma das propostas e montámos um plano para executar as ideias. O plano foi montado com base no tema central que ganhou força - combater o racismo no espaço da escola. Para este problema definimos ações como: procurar fazer amigos/as entre jovens não pertencentes à comunidade Cigana, nos intervalos, todas as semanas; prontificamo-nos a ajudar semanalmente os/as funcionários/as em pequenas ações do dia-a-dia; e fazer um jornal com pequenas notícias sobre a comunidade cigana, com tiragem mensal para circular entre a comunidade escolar. Estamos a preparar a 1ª edição, escrevendo notícias, sobre o que o grupo considerou ser importante, como: gastronomia, festas e tradições (casamento e natal), religião, letras de músicas, casos de sucesso na escola e profissionalmente, danças e entrevistas a pessoas (jovens e idosos) da comunidade do Tortosendo. Foi decidido ainda fazê-lo em formato online e em papel para chegar a mais pessoas, com notícias curtas e ilustradas com fotografias. As metodologias utilizadas em todo o processo foram as participativas como o metaplan e word café, com priorização através de votação com recurso a sistema de pontos. As ideias foram, na sua maioria, trabalhadas em grupos de trabalho e é este também o modelo que estamos a seguir para elaborar as notícias. Na conceção das notícias pedimos a ajuda de professoras de português da escola e para a formatação e edição do jornal o apoio de professoras de TIC. Os momentos de trabalho foram desenvolvidos em encontros semanais, em sala de aula cedida pela escola e com autorização prévia de todos/as os/as professores/as para participarmos neste processo, que se crê transformador. Para tal trabalharam em conjunto os projetos da Escola "A Nossa Escola" e Quero Ser Mais E8G que procuraram divulgar e articular na Escola a iniciativa.

Para já e partindo do princípio de que o projecto ainda não se encontra terminado, o resultado e impacto é ao nível dos envolvidos, ou seja todos os alunos e alunas da comunidade cigana do Tortosendo a estudar na Escola Básica do Tortosendo. O facto de estarem a ser envolvidos em todo o processo, desde a identificação de problemas, priorização, no desenho das soluções, e implementação de ações está a ser transformador. Fá-los acreditar e sonhar. O facto de estarem a ter voz e espaço para co-criar e se responsabilizarem pela implementação das ações está a desenvolver a sua cidadania activa e competências como: resiliência, cooperação; auto-estima e motivação.

26

"Esta iniciativa faz-me acreditar que é possivel mudar as coisas mais impensáveis. " António Campanudo, 17 anos "Ter voz faz-me sentir considerada, ter poder de decisão." Maiara 11 anos

Encontrar espaço temporal para que crianças de idades diferentes e em turmas distintas se pudessem juntar para trabalhar assuntos de interesse comum. Ultrapassado com articulação de projetos da Escola, como A Nossa Escola e Quero Ser Mais E8G e os directores/as de turma.

mais de 30 dias

Educação de qualidade

Uma escola deve ser um espaço inclusivo por excelência, onde se esbatem todas as diferenças sociais e se ensina a respeitar e a valorizar a diferença.

Step 4 PARTILHA

Para já o projeto está a ser partilhado apenas com as pessoas diretamente envolvidas, como diretores/as de turma e professores/as na escola.

mais de 100

O jornal terá a primeira edição em Junho, mas será para continuar com tiragem mensal. Para o efeito pedimos apoio de professores de Português e de TIC da escola. As notícias serão escritas pelos/as alunos e a sua distribuição será online, via redes sociais, e em papel para colocar em locais estratégicos da Escola.