Introdução da História

2021

Alunos felizes, escolas felizes

Mariana Mendes

Porto

Mentor

Mariana Mendes

Step 1 Sente

- Alunos com medo de regressar à escola - Encarregados de Educação inseguros relativamente à segurança dos seus educandos - Normas de higiene e segurança restritivas - Jogos e brinquedos da CAF não podiam ser utilizados, devido às normas

Foi escolhido o problema relativamente ao medo que as crianças sentiam em estar na escola, devido à pandemia. Sendo que as crianças passam a maior parte do seu dia na escola, é importante que se sintam seguras.

As pessoas afetadas pelo problema eram as crianças. Elas sentiam que podiam ficar doentes, com Covid-19, na escola e tinham receio de brincar ou conversar com os colegas, principalmente de outras turmas. Achavam que durante o período de CAF iriam ter de ficar sentadas, sem poderem brincar, porque os brinquedos poderiam ser um foco de contágio.

Step 2 IMAGINA

- Falar de temas divertidos - Desinfetar todos os brinquedos sempre que alguém tocasse neles - Não haver mais Covid-19 - Fazer a CAF no espaço exterior

- Criar temas lúdicos para serem explorados e utilização de estratégias diversificadas. Dentro das soluções propostas, esta foi a opção considerada mais viável e que melhor poderia enriquecer o serviço, mantendo-o em segurança.

Step 3FAZ

Os professores do serviço, depois de feita a análise com os seus grupos, enviaram todas as propostas para a Câmara Municipal da Maia que, muito prontamente, organizou um plano anual que englobasse as inúmeras ideias transmitidas pelas crianças. Durante este ano letivo, todas as escolas estão a implementar os temas mensais propostos no ano letivo anterior (fase do sente e do imagina), e a utilizar estratégias lúdicas e diversificadas, ao gosto e sugestão dos seus grupos. Os temas abordados foram os seguintes: Os Dinossauros, os Super Heróis, O Circo, O Universo, O Mar, As Viagens, As Árvores e as Flores, Jogos Tradicionais e Portugal.

Ao longo do ano, temos verificado que as crianças se sentem mais motivadas para frequentar o serviço de CAF e que partilham orgulhosamente as atividades que vão realizando, com os restantes colegas. Tem-se proporcionado um maior e melhor espírito de pertença e de união nas várias escolas. Além disso, fomos verificando, ao longo do ano, que as crianças têm sentido mais interesse e vontade em frequentar o serviço, tanto durante o período letivo, como nas pausas letivas e férias escolares.

1000

"É muito mais divertido vir para a escola!" (J. 2º 15) "No início do ano chorava porque não queria vir para a escola, agora não!" (L. 1º 14)

- Os alunos não chegavam todos à mesma hora, sendo que a maior parte do grupo chegava 45 minutos antes do término do serviço de acolhimento ou saía passado 60 minutos depois do início do serviço de prolongamento. Perante esta realidade, foi necessário ajustar os horários das atividades relacionadas com os temas desenvolvidos e gerir com os grupos as estratégias e dinâmicas a adotar (por exemplo, caso o grupo quisesse fazer um jogo de Expressão Motora mas, nesse mês, já não houve tempo, fazia-se essa dinâmica no mês seguinte, adaptando ao tema em questão). - Durante algumas alturas do ano, principalmente durante o 1º período, o número de crianças em isolamento foi muito elevado, condicionando a realização de algumas atividades ou temáticas. A estratégia usada foi semelhante ao desafio anterior: as estratégias pensadas pelas crianças seriam adaptadas e realizadas quando fosse possível.

mais de 30 dias

Educação de qualidade

Este projeto, que englobou todas as escolas da Maia, permitiu melhorar a qualidade da Educação nas escolas e, acima de tudo, melhorar e aumentar a relação de confiança escola-casa e município-casa. Graças a estas atividades, foi possível termos alunos mais felizes e, consequentemente, escolas mais felizes, numa altura onde ela mais era precisa.

Step 4 PARTILHA

Todas as atividades desenvolvidas eram afixadas na sala de CAF e nos corredores da escola, para que toda a comunidade escolar pudesse ver. Além disso, várias atividades desenvolvidas foram publicadas no portal da Câmara Municipal da Maia, para que todas as famílias pudessem ver o que se tem feito neste serviço. Por fim, foi ainda possível manter uma relação de maior proximidade com os Encarregados de Educação, através da partilha de registos fotográficos de atividades desenvolvidas na escola, para que pudessem acompanhar o dia a dia dos seus educandos.

mais de 100

No final do ano letivo, ouvir o feedback das crianças que frequentam o serviço acerca das atividades desenvolvidas ao longo do ano, as propostas de temas e dinâmicas para o próximo ano letivo e implementá-las no serviço.