Introdução da História

2022

Degrau a degrau para um mundo melhor

EB2,3 Fernando Távora

Guimarães

Mentor

Bárbara Brochado

Step 1 Sente

- forma violenta de se relacionarem - falta de gestão de emoções - os alunos não tinham atividades nos intervalos, optando por passá-lo em dispositivos tecnológicos - a sala do aluno estava a precisar de uma reformulação e de ter a "assinatura" dos alunos. - abandono de animais - limpeza dos espaços e reciclagem - melhorar espaços e equipamentos da escola: computadores, internet, casas de banhos, cobertos para quando chove, quadros interativos e cacifos.

Para uma maior abrangência de temas, cada turma ficou encarregue de um ou vários temas (o mais votado). Assim, poderíamos trabalhar sobre os seguintes temas: - forma violenta de se relacionarem - falta de gestão de emoções - os alunos não tinham atividades nos intervalos, optando por passá-lo em dispositivos tecnológicos - a sala do aluno estava a precisar de uma reformulação e de ter a "assinatura" dos alunos. - computadores, internet, casas de banho e cobertos

Alunos e adultos da escola. Principais preocupações: bullying e violência; não saberem agir perante adversidades; verem a escola como um espaço seguro, confortável e divertido

Step 2 IMAGINA

- teatro de emoções - intervalos com aulas de dança - intervalos com várias atividades - rádio na escola - trazer os pais à escola para celebrar com eles - envolver o lar de idosos - sala do aluno com computadores - sala do aluno com comida e música - contactar empresas para melhorar a sala do aluno - jogos de tabuleiro na sala do aluno - entregar ideias à direção para implementarem na escola

- intervalos com saltos à corda, para 1) promover a saúde mental e física dos alunos; 2) animar os intervalos 3) converter os saltos em valor monetário para ajudar uma menina de Guimarães que quer voltar a andar - remodelação da sala do aluno para 1) contribuir para o bem estar e pertença dos alunos em relação à escola; 2) promover espírito e trabalho de equipa (escola toda envolvida) - aulas de Assembleia onde se discutem temas e são entregues à direção para posterior implementação para 1) promover liderança e 2) os alunos sentirem-se ouvidos - exposição sobre emoções; comunicação não-violenta e empatia para aos restantes colegas e comunidade para 1) levar a mensagem a toda a gente; 2) divulgação do trabalho que fizeram ao longo do ano letivo Todos os projetos têm também como objetivo envolver a comunidade.

Step 3FAZ

Todos o processo passou por, de 15 em 15 dias, nas aulas de Assembleia de Turma, fazermos sessões sobre como poderíamos tornar um mundo melhor. Percebemos que temos de começar por nós próprios e desenvolvemos o autoconhecimento. Depois passamos para a colaboração e empatia. Quando chegamos à fase da escola, surgiram as ideias. Depois o conteúdo de cada turma era diferente, mas o processo foi o mesmo: debater em turma, decidir o projeto que mais gostávamos, começar a idealizar e organizar cronologicamente, associar pessoas da escola e comunidade que pudessem ajudar-nos e contactar empresas e instituições locais para apoio. O processo começou na sala de aula, mas rapidamente saiu, com toda a gente a colaborar e a integrar-se no mesmo.

Uma escola mais próxima, mais positiva, dinâmica e com muita entreajuda. Alunos e adultos mais felizes e próximos uns dos outros. Enquanto colaboram, desenvolvem as relações.

300

Sobre o projeto dos saltos à corda - "Obrigada. Isto para nós foi mesmo divertido. Já não me lembrava como isto era divertido" - uma adulta de uma instituição parceira Sobre o projeto da sala do aluno - "Eu nem acredito que vou poder ter um trabalho meu na sala do aluno. Estou mesmo feliz" - uma aluna

Os desafios passaram pela falta de material e como o conseguirmos. Para ultrapassar esse desafio, contactamos empresas locais para doações à nossa escola (que resultaram muito bem) e candidaturas a Orçamentos Participativos de modo a conseguirmos o restante material. Estamos ainda a pensar fazer uma campanha de angariação de jogos de tabuleiro já não usados na comunidade. Outro dos desafios foi envolver a comunidade no nosso projeto, uma vez que era realizado maioritariamente dentro da escola. Assim, começamos a divulgar o projeto e a convidar pessoas para nos ajudarem, visitarem e contribuírem connosco.

15-30 dias

Boa saúde e bem estar

Considero que se alinha com boa saúde e bem estar, uma vez que todo o nosso projeto é pensado para melhorar o "eu", o "nós", a "escola", a "comunidade" e, por sua vez, o mundo, um degrau de cada vez. Ao colocar pessoas da comunidade educativa e fora a trabalhar em conjunto, potenciamos as relações, a comunicação positiva e o bem-estar mental e emocional. Os intervalos dinâmicos também auxiliam no bem-estar físico.

Step 4 PARTILHA

Os projetos começaram por ser publicitados nas paredes, nas redes sociais da escola e até dentro das diferentes salas de aula. Depois do projeto começar a etapa "Faz", íamos partilhando com a comunidade o que estava a acontecer (nas redes sociais) e convidamos a participarem connosco.

mais de 100

O projeto tem continuidade na medida em que os alunos vão ficar como agentes responsáveis pelo mesmo. Candidatamo-nos a Orçamentos Participativos para ajudarem com materiais que necessitamos para isso ser possível. Por exemplo, ter mais cordas na escola para poderem ser requisitadas pelos alunos. A remodelação da sala do aluno é um projeto que tem um fim e, por isso, o plano de sustentabilidade passa pelas sessões dentro de sala de aula de modo a OUVIR os alunos. Para isso, estamos a construir um Manual de Dinâmicas para que os professores de todas as turmas tenham acesso e consigam dar continuidade.