Introdução da História

2022

SOS ABELHAS

Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere/Associação Tempos Brilhantes

Santarém

Mentor

Liliana Filipa Nunes Faria

Step 1 Sente

Acabar com o covid-19, as estradas, a reflorestação, limpar as ervas das valetas, cortar os eucaliptos, acabar com as vespas asiáticas e proteger as abelhas do mel.

Motivados pelos projetos já desenvolvidos em contexto curricular e nas atividades de enriquecimento curricular, as crianças decidiram escolher um tema que lhes é familiar e que lhes desperta muita curiosidade - as abelhas do mel versus vespa velutina.

Toda a comunidade é afetada. As principais preocupações centravam-se na dificuldade de identificação da espécie, o que fazer quando avistam os ninhos, as formas de combater a vespa velutina e como prevenir o desaparecimento das abelhas.

Step 2 IMAGINA

Construção de armadilhas para capturar vespas asiáticas e ação de sensibilização junto de toda a comunidade educativa.

Escolhemos ambas, reforçando a construção das armadilhas por ser uma das poucas formas acessíveis e eficazes para apanhar a espécie.

Step 3FAZ

As crianças trouxeram garrafas de plástico e, com o apoio de um adulto, construíram as armadilhas. Posteriormente fizeram um atrativo com açúcar amarelo, fermento de padeiro e água e colocaram no espaço adjacente aos centros escolares. Verificam periodicamente se o isco precisa de ser reposto e que tipo de insetos conseguem capturar. Realizámos também ações de sensibilização junto da população, explicando o perigo da vespa asiática e pedindo ajuda na utilização das armadilhas que distribuímos.

Prevemos que, com a captura de várias vespas asiáticas, consigamos salvar milhares de abelhas durante este ciclo. Talvez até colmeias inteiras.

224

"Não sabia que as abelhas eram tão importantes para o nosso ecossistema e nem que estavam em perigo, fico muito contente por puder ajudar." Rodrigo "Até hoje não sabia as diferenças entre uma abelha e uma vespa asiática. Agora já sei que a vespa asiática tem umas calças amarelas". Laura

A planificação de todo o projeto tendo em conta os prazos estipulados e o ciclo da vespa asiática e das abelhas (que inicia com a chegada da primavera). O envolvimento de toda a comunidade educativa foi essencial para promover a cooperação entre todos e para conseguirmos os resultados obtidos.

mais de 30 dias

Vida em terra

Porque os insetos polinizadores, nomeadamente as abelhas, representam um papel essencial no equilíbrio do nosso ecossistema.

Step 4 PARTILHA

Fomos partilhando o nosso projeto através do envio de fotos e vídeos para a comunidade educativa e através das redes sociais locais, da entidade promotora das atividades de enriquecimento curricular e da Design for Change Portugal.

mais de 100

Durante este ciclo das abelhas e da vespa, iremos semanalmente verificar as armadilhas e repor o isco. Partilharemos com a proteção civil o tipo de insetos que apanharmos,