Introdução da História

2022

Vira Lata Solidária

EB do Sardao

Porto

Mentor

Ernestina Pinto Ernestina

Step 1 Sente

Os alunos reuniram-se e debateram alguns problemas que os preocupavam e que existem, na escola, na sua vida e na comunidade envolvente e que gostariam de ver resolvidos. Os alunos analisaram e tomaram consciência de problemas existentes na comunidade. Puderam constatar que com a sua ação poderão mudar a vida de pessoas, mas ao mesmo tempo mudar a sua também.

O tema principal do nosso projeto é Solidariedade. O projeto nasceu da vontade de ajudar o próximo e da necessidade de reutilizar materiais para ajudar o meio ambiente.

Comunidade envolvente - pessoas carenciadas

Step 2 IMAGINA

Da chuva de ideias surgiram aspetos que em comum deram origem ao projeto, tais como:  Fazer um banco alimentar escolar;  ajudar pessoas com alimentos;  ajudar idosos;  cuidar do meio ambiente.

desenvolver e fomentar o espírito de solidariedade,  promover a reutilização de materiais,  beneficiar pessoas carenciadas com bens alimentares,  replicar o projeto nos próximos anos letivos,  fazer com que outras escolas usem a ideia e a implementem para ajudarem mais pessoas de outras comunidades.

Step 3FAZ

Com recurso e reutilização de latas de conserva vazias e enfeites de Natal deu-se o início do projeto “Vira-lata solidária”. Pensaram no que iriam fazer com os arranjos e de que modo iriam beneficiar a comunidade envolvente. Ficou decidido que em troca de um arranjo de Natal realizado numa lata de conserva, os alunos e encarregados de educação trariam para a escola latas de conserva novas e que estas seriam doadas a uma instituição que ajuda pessoas carenciadas com bens alimentares. Os Encarregados de Educação de toda a escola foram informados sobre o projeto para os incentivar a participar. Os alunos pesquisaram na internet instituições de Solidariedade próximas da escola e selecionaram uma delas, a Refood Gaia Centro. Realizou-se um primeiro contacto, via email, com a instituição para explicar o projeto e verificar se estaria interessada em colaborar connosco. Depois através de contacto telefónico e presencial, a resposta de colaboração com a escola neste projeto foi positiva. Os materiais necessários para a execução do projeto foram recolhidos, tais como: latas de conservas vazias, enfeites de Natal usados, folhagem natural e pinhas. Os alunos realizaram arranjos florais para servirem de moeda de troca por novas latas de conserva. De seguida, os alunos levaram os arranjos para casa e trouxeram latas de conserva novas. As latas foram doadas à Instituição que colaborou com a escola.

As crianças foram muito cooperantes e sentiram-se muito satisfeitas por terem participado neste projeto.

50

• O feedback da Instituição foi o seguinte: Estejam certas que muito vai ajudar as nossas famílias, que de outro modo não teriam acesso a estes alimentos. É um excelente contributo para o nosso projeto! Obrigada nós por nos ajudarem a ajudar.

• Não encontramos dificuldades.

mais de 30 dias

Cidades e comunidades sustentáveis

A Solidariedade faz parte da Cidadania de cada um, com o desenvolvimento deste projeto os alunos ampliaram esta competência. O projeto tem em vista a promoção do espírito de solidariedade, a valorização de princípios éticos, inclusivos e sustentáveis nos intervenientes. Ao mesmo tempo que promovemos o espírito de solidariedade, também fomentamos a reutilização de materiais recicláveis

Step 4 PARTILHA

O projeto foi partilhado com os Encarregados de Educação, no site e Facebook do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e no Facebook da instituição Refood Gaia Centro que colaborou com os alunos da nossa escola.

20-50

 replicar o projeto nos próximos anos letivos,  fazer com que outras escolas usem a ideia e a implementem para ajudarem mais pessoas de outras comunidades