Introdução da História

2021

Por um mundo melhor começando pelo meu quarto utilizando o 5S

Moniely Gonçalves Velasco

Setulbal

Mentor

Moniely Gonçalves Velasco

Step 1 Sente

A dependência das crianças com as novas tecnologias e o desaparecimento de práticas e valores que se aprendiam e praticavam antigamente.

Falta de comprometimento das crianças em ajudar em casa com tarefas simples, pois, a cada dia que passa as crianças se tornam cada vez mais dependentes da tecnologia.

Em primeiro lugar, como consequência do grande desenvolvimento tecnológico do seculo XXI, as crianças estão muito envolvidas com as redes sociais e isso acaba fazendo com que elas percam o interesse em desenvolver atividades simples porém necessárias no cotidiano. Após apresentar o 5S para o grupo escolhido, foi possível ensinar os sensos de Utilização, organização, limpeza, padronização e limpeza, afim de auxiliar na arrumação do quarto das crianças e desenvolver senso de autodisciplina. Em segundo Lugar, após realizar pesquisas notou-se que no Reino Unido, a Mintel, agência de pesquisa de mercado, conversou com 2 mil pais e descobriu que 76% das crianças e adolescentes britânicos, entre 6 e 17 anos, não ajudavam nas tarefas domésticas. Nos Estados Unidos, a percentagem calculada pela Whirpool, através de uma amostra de mil pais, foi similar, de 72%, e isso não é diferente em outros países. Após realizar a pergunta em sala de aula de quais alunos ajudavam nos afazeres domésticos, o resultado não foi diferente.

Step 2 Imagine

Pensamos em apenas organizar o quarto, mais sem ter um padrão, um aprendizado especifico, logo o quarto iria voltar a ficar como estava antes. Pensamos em organizar a mochila e os itens escolares, porém concluímos que se aprendêssemos a organizar o quarto, depois poderiam utilizar o que aprenderam para organizar as outras coisas e outras áreas.

A metodologia do 5s é uma ferramenta de gestão criada no Japão, após a segunda guerra mundial, quando o país precisava se reerguer do momento delicado que culminou em uma grande crise econômica. Ele tem como função melhorar processos e situações que estão fora de controle, sendo Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de padronização e Senso de disciplina. Então pensamos, podemos arrumar o nosso quarto utilizando o conceito dos 5S´s, dessa forma há o passo a passo para se seguir e por ultimo o passo da autodisciplina para não deixar chegar na mesma situação em que estava. Também pensamos que formar bons cidadãos começa por formar bons indivíduos dentro de casa, não é possível ser bom na rua se não conseguimos cuidar e ter responsabilidades dentro da nossa própria casa. Juntamos então os 5S´s que é uma metodologia muito interessante, com aplicar os 5S´s dentro do quarto, que é onde os baixinhos passam a maior parte do tempo, e é o espaço que de fato é considerado deles.

Step 3FAZ

Desde o inicio do projeto, nos encontrávamos 30 minutos por dia para aprendermos sobre o 5S´s, sobre como o Japão conseguiu se reerguer em tão pouco tempo logo após a segunda guerra mundial. Aprendemos ideias simples de como organizar as gavetas, fizemos o compromisso de todos arrumarem as suas camas durante o projeto e após o mesmo finalizar. Aprendemos sobre a importância de ser criar padrões e de segui-los. Como por exemplo, sempre ter o local definido para colocar a mochila da escola. Deixar em cima da secretária somente os itens que são realmente importantes. Discutimos formas de fazer com que o quarto ficasse mais organizado, o que poderia melhorar, como a organização influencia no bem estar, eliminando o desperdício, o tempo e o estresse em procurar por coisas que não tinham lugares definidos.

Concluímos o projeto com o quarto das crianças mais organizado, definiram um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar, desenvolvemos a importância do senso de limpeza juntamente com os outros sensos e falamos muito sobre o senso de autodisciplina, pois a autodisciplina é um dos níveis mais altos que uma pessoa pode ter.

20

Após conversa com os 5 alunos que tiveram a frente do Projeto: Filipe Ramos, 8 anos - "Durante o projeto, aprendi a arrumar minha cama, a organizar a caixa de brinquedos do meu irmão, separando o que ele mais usava do que não utilizava com tanta frequência, e a arrumar minhas gavetas de Meias e cuecas boxer". Ana Sofia, 8 anos - "Durante o projeto aprendi a separar as meias e as cuecas, facilitando assim a procura, aprendemos uma forma de dobrar, a separar por cores e modelos e toda vez que vou pegar alguma, já sei apenas olhando para a gaveta, qual vou escolher, sem precisar ficar procurando".

A resistência principalmente dos meninos em auxiliar nos afazeres domésticos, a desculpa de que havia muitas coisas para fazer veio várias vezes, sempre que incluía uma nova atividade a ser feita no quarto. Conversamos muito sobre a importância de cada um fazer a sua parte, a se comprometer com o projeto e com a ajuda mutua dentro de casa. Conversamos sobre sucesso e que se cada um fizer a sua parte, da melhor forma possível, todos conseguimos chegar ao objetivo em comum com excelência.

15-30 dias

Boa saúde e bem estar

O programa de 5S esta muito relacionado a qualidade de vida, possibilitando aperfeiçoar projetos e facilitar a nossa vida no dia a dia com um roteiro mais organizado, limpo e simples.

Step 4 PARTILHA

Apresentamos o projeto para duas escolas, a primeira foi a escola em que estudam e fomos em outra escola próximo a vila onde moramos. Na apresentação, as crianças explicaram como surgiram os 5S´s, explicaram os 5 passos dos S´s e contaram um pouquinho do que aprenderam e fizeram no projeto em casa para os colegas.

20-50

O ultimo senso dos 5S´s é o senso de disciplina, onde aprendemos que não adianta implantar os 4S´s anteriores senão seguir o quinto senso. É importante manter a organização, pois dessa forma, não se perde o tempo gasto em organizar, para depois de alguns dias a situação estar da mesma forma. Frisamos bastante cada senso, explicando o quanto cada um é importante porém o quinto senso já por si só deixa claro que a disciplina é que vai definir se valeu a pena ter realizado as melhorias propostas ou nao.