Introdução da História

2022

É importante comer bem!

Ana

Santarém

Mentor

Ana

Step 1 Sente

- Os lanches dos alunos serem maioritariamente embalados e doces. - A escolha das crianças para alimentar, quando vão a um minimercado é sempre opção de comprar chocolates e gomas.

Despertar nas crianças o interesse em comer frutas e legumes com mais frequência.

A grande preocupação é o facto de que as más escolhas alimentares hoje, no presente, afetam futuramente a nossa saúde.

Step 2 IMAGINA

- fazer Horta - Compostagem - Cozinhar (Sumos, bolos, saladas...) - Piquenique - Experiências - yoga - jogos - exercício físico - livro de receitas

Realizar receitas simples mas bastante saudáveis. Com menos ingredientes se fazem grandes receitas. Fizemos leite (com noz e água), batidos de frutas (misturando apenas água e mel para adoçar, no caso da limonada). Piqueniques só com fruta

Step 3FAZ

O projeto passou maioritariamente por cozinhar de forma simples e provar frutas e legumes crus. Sentir o verdadeiro sabor dos alimentos.

A grande maioria das crianças aderiu muito bem e arriscou em provar os alimentos

-40

"Agora já gosta de mel" disse a mãe da aluna Mafalda "professora quando é voltamos a comer nabo cru, outra vez?" aluna Sofia "o que eu mais gosto de fazer é cozinhar" aluna Mª Leonor

O maior desafio é o sabor, a falta de açúcar que vicia, mas que foi bem resolvido com a substituição pelo mel na limonada, por exemplo.

15-30 dias

Boa saúde e bem estar

Comer com qualidade beneficia todo o nosso corpo: ajuda na concentração escolar, na forma como nos relacionamos (menos stress e irritabilidade) e no sono.

Step 4 PARTILHA

O projeto foi partilhado inicialmente com os coordenadores da Associação Tempos Brilhantes, professores titulares da EB1 de Alcanhões e com a D. Helena do minimercado da vila que nos fez alguns donativos de materiais e alimentos para as nossas atividades, através da atividade do "Concurso de Culinária". Posteriormente, com os pais foi a partilha do Livro de Receitas que as crianças levaram para casa.

20-50

Os alunos quando regressavam a casa, contavam aos pais o que tinham comido na escola e como fizeram as receitas. Pediam aos pais para levar alimentos para cozinhar. Isto mostra o envolvimento que as crianças tiveram neste projeto e como envolvemos os pais. Se mantivermos esta rotina pelo menos 1x por semana, vamos criar hábitos saudáveis e despertar consciências. Melhorar os lanches das crianças e as escolhas nas refeições têm um grande impacto.