Introdução da História

2022

Um pé na escola, outro no Cáster II

Marta Lopes

Aveiro

Mentor

Marta Lopes

Step 1 Sente

A turma sentiu-se incomodada com a poluição do Rio Cáster.

No ano passado, os alunos promoveram ações de limpeza junto às margens do rio. No presente ano letivo, decidiram ajudar a desenvolver a biodiversidade nas áreas verdes por onde passa pois sentem-se responsáveis pela preservação da vida junto ao Cáster.

Todos os feirenses e visitantes da cidade estariam afetados pela poluição do rio, que visualmente é desagradável; além disso, a evidente ausência de diferentes seres vivos nos espaços verdes por onde passam, como por exemplo aves e borboletas, desencantam quem passeia junto ao Cáster.

Step 2 Imagine

Pensámos em construir abrigos e ninhos para aves e insetos, privilegiando a reutilização de materiais naturais.

E não pensámos em mais soluções! Estávamos decididos!

Step 3FAZ

Dividimos a turma em grupos de 3 ou 4 elementos e começámos a recolher materiais como caixas de madeira, rolhas, canas de bambu, paus, palha, cordas... Depois, desenhámos os nossos projetos de abrigos e ninhos. De seguida, pedimos ajuda à professora e aos nossos pais para, com as ferramentas certas, nos ajudarem a concretizar as nossas ideias.

No dia 21 de março, para assinalar a entrada da primavera, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta, decidimos sair até ao Rio Cáster, na zona do passadiço que atravessa uma área considerável da nossa cidade, e instalámos os ninhos e abrigos que construímos para aves e insetos nas árvores existentes junto às margens.

100

O Presidente da Câmara mostrou-se orgulhoso do nosso trabalho e fez questão de pedir a trabalhadores que cuidam dos espaços verdes do município ajuda para a colocação das nossas construções nas árvores. Foi postada uma publicação nas redes sociais do Município. Os familiares e amigos dos alunos passaram a visitar mais vezes o passadiço do Rio Cáster para verificarem se já há novos habitantes nos abrigos e ninhos que lá deixámos.

Nem sempre foi fácil encontrar os materiais certos e foi moroso construir com minúcia as casinhas para aves e insetos. Mas com a ajuda preciosa dos adultos e a nossa persistência conseguimos ultrapassar esses desafios.

mais de 30 dias

Vida em terra

Porque as novas habitações espalhadas pelas árvores junto ao Rio Cáster vão atrair aves e insetos, onde irão viver e reproduzir-se. E encantar as pessoas que os poderão ver e ouvir esses bichinhos enquanto por lá passeiam.

Step 4 PARTILHA

A atividade insere-se no projeto "Assembleia de Crianças", promovido pela Divisão da Educação e Juventude da Câmara Municipal e foi partilhado com todos os alunos das escolas do Município que também se inscreveram, bem como nas redes sociais. A comunidade educativa também tomou conhecimento e a comunidade em geral, pois os abrigos e ninhos mais originais estão à vista de quem por eles passa!

mais de 100

O desenvolvimento deste projeto, que consistiu na construção de abrigos e ninhos para aves e insetos, favorecendo a relação das crianças com a Natureza e fomentando o sentimento de necessidade da sua preservação e da responsabilização individual por ela, teve como objetivo contribuir para a formação pessoal e social dos alunos, incentivando o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.