Introdução da História

2021

Students For Celeirós #AjudarAsPessoasTrazCoisasBoas

Agrupamento de Escolas de Celeirós

BRAGA

Mentor

Mafalda Parente

Step 1 Sente

Este projeto surge da vontade de um grupo de alunos como consequência de quererem fazer algo que tivesse impacto na sua comunidade e na escola, pelo que tudo o que foi desenhado ao longo deste ano surge numa lógica de ação desenhada com e para eles. Assim, primeiramente, foram incitados a refletir acerca dos problemas sociais existentes no mundo, para, posteriormente, pensarem naqueles que mais lhes “tocam”. Deste modo, identificaram a corrupção, o racismo, o bullying, as aulas pouco dinâmicas, o isolamento social dos idosos, a pobreza, a poluição, a insegurança e a violência doméstica. Posteriormente, utilizando a saída à comunidade como obtenção de informação identificaram a poluição nas ruas, mais especificamente, no parque infantil próximo da escola. Para além disso, a existência de poucos passeios perto da escola, e o isolamento dos idosos residentes no Lar de Idosos de Celeirós, devido à pandemia da Covid-19. Também a visita à Junta de Freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro foi um ponto determinante. Nesta visita, o Presidente da Junta identificou novamente a questão da poluição, nomeadamente ao nível ambiental, bem como do Lar de Idosos e do distanciamento à vida em comunidade.

Após se compilarem os dados obtidos, os alunos selecionaram dois problemas em que gostariam de atuar: ao nível do meio ambiente, e do combate ao isolamento social dos idosos. Dada a recolha de informação que se foi fazendo do contexto ao longo dos meses, tornou-se possível perceber, com facilidade, que o lixo no chão era uma questão a necessitar de ser solucionada rapidamente. Tal proporcionou uma grande revolta nos alunos envolvidos no projeto, e vontade de ação, pelo facto de não existir "planeta B". Discutiu-se, várias vezes, o facto de ser uma solução a remediativa, ao invés de preventiva, dada a possibilidade de os resíduos voltarem novamente. Assim, surgiu-nos a ideia de atuar também numa perspetiva de sensibilização na escola e na comunidade - daí termos criado também o póster dos 7 R's. Simultaneamente, foram envolvidos colegas, amigos, assistentes operacionais, docentes e não docentes nessas limpeza, de forma a que todos ficassem cada vez mais conscientes da problemática. A questão dos idosos foi escolhida também pelo facto de ser partilhada por todos os envolvidos a necessidade de atuar junto deles. Discutiu-se várias vezes as perspetivas trazidas e sentidas pelos próprios avós. Também, com base na análise das informações recolhidas nas visitas e entrevistas, se percebeu ser uma das maiores necessidades. Aliado a isto, a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável, bem como a exploração dos vários públicos-alvo com que gostariam de trabalhar foi tida em conta. Neste processo, os alunos definiram a saúde e bem-estar (ODS 3) e a ação contra a mudança global do clima (ODS 13) como prioritários para o grupo. Como públicos-alvo as opções mais frequentes foram os idosos e as crianças, respetivamente.

Ao nível das pessoas afetadas, identificam-se, no primeiro caso todos os que habitam a freguesia, e, no segundo, os idosos e, consequentemente, as suas famílias. Relativamente às pessoas afetadas pelo problema a nível ambiental, a preocupação dos alunos era maioritamente o lixo localizado no parque infantil nas imediações da escola. Também as professoras da equipa da Eco-Escolas nos deram a conhecer a urgência de trabalhar na horta da escola - quer na sua limpeza, quer no cultivo, plantação e rega. Os cidadãos mencionaram a necessidade de trabalhar no sentido de sensibilizar a comunidade para a necessidade da reciclagem, visto existir muito lixo no chão e poucos ecopontos na freguesia. No que toca ao isolamento social dos idosos, quando se falou com a diretora técnica ao telefone, referiu-se o impacto que o covid teve nos idosos de Celeirós, em particular. Na altura da chamada, em Abril, estariam novamente em isolamento, tal como aconteceu com muita frequência nos últimos dois anos. Tal impossibilitava os idosos, ainda agora, de saírem à comunidade para as habituais visitas, bem como à escola para os projetos de intergeracionalidade e respetiva família.

Step 2 IMAGINA

Listaram-se soluções para responder aos dois problemas em que gostariam de atuar. Assim, ao nível do problema ambiental, as soluções identificadas foram: (a) fazer um post no Instagram do projeto a pedir/auscultar sugestões de ideias; (b) fazer recolha de lixo na freguesia; (c) sensibilizar as pessoas acerca dos problemas imediatos; (d) inventar e implementar um jogo suscetível de apanhar o lixo; (e) colaborar na Horta Comunitária da escola, que estava à procura de alunos voluntários. No que toca ao isolamento social de idosos, as soluções que surgiram foram a realização de atividades com os idosos no exterior do Lar de Idosos e a organização de uma atividade de troca de cartas. Surgiu também a possibilidade de se fazer um teatro e/ou concurso de talentos, bem como escrever uma história cocriada com os idosos.

Efetuou-se a escolha das soluções que os alunos consideraram mais apropriadas e suscetíveis de serem colocadas em prática. De forma a se atuar a nível ambiental, a recolha de lixo na freguesia (nomeadamente no parque infantil perto da escola, onde foram encontradas grandes quantidades de lixo no chão), no recinto da escola, na horta comunitária e no Rio Este foi uma das soluções selecionadas. Também se optou pelo post no Instagram, com o intuito de pedir apoio aos nossos seguidores, possibilitando a possibilidade de opinar acerca de soluções, bem como sensibilizar as pessoas acerca da problemática. Por fim, escolheu-se também a colaboração na Horta Comunitária da escola. Para o combate ao isolamento social dos idosos, optou-se pela organização da troca de cartas com os idosos do Lar de Celeirós, bem como a escrita de uma história cocriada com os idosos, que culminou com a gravação da história, utilizando o teatro como forma de expressão dramática.

Step 3FAZ

Primeiramente, definimos quem poderiam ser os nossos aliados na implementação das ideias (ex., professoras do projeto Eco-Escola, direção da escola, diretora de turma, diretora técnica do lar). Depois, estabelecemos os contactos e apresentámos as nossas ideias. Seguem-se, de seguida, os passos de implementação do projeto a nível ambiental: - seleção dos locais de limpeza; - calendarização dos dias de limpeza; - definição do percurso a ser realizado até ao local; - aprovação da direção e autorização dos encarregados de educação; - envolvimento da comunidade educativa, por exemplo, aquando a limpeza no recinto escolar; - definição do dia e horário do trabalho na horta comunitária; - investigação acerca dos 7R's; - criação do póster de sensibilização; - definição dos locais de afixação do póster; - distribuição dos pósteres. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido com os Idosos, identificam-se os passos abaixo: - escrita da história; - gravação da história dramatizada; - envio da história para o lar de idosos; - definição da estrutura das cartas a trocar com os idosos; - escrita das cartas; - entrega das cartas no Lar de Idosos; - recolha das cartas escritas pelos idosos.

A nível ambiental: - maior consciencialização da comunidade educativa para a sustentabilidade ambiental e emergência climática; - possibilidade de participação no concurso ao projeto "Escola Mais Verde", promovido pela Câmara Municipal de Braga (CMB), como resultado do trabalho desenvolvido na horta comunitária; - participação de cerca de 50 alunos na limpeza do recinto escolar da escola; - dinamização de uma sessão sobre sustentabilidade ambiental promovida pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga aos alunos envolvidos no projeto, como resultado do trabalho desenvolvido até ao momento; Ao nível do combate ao isolamento social dos idosos: - envolvimento de 30 idosos nas dinâmicas estabelecidas; - estreitamento dos laços entre a EB 2,3 de Celeirós e o Lar de Idosos de Celeirós.

50

"Os nossos idosos adoraram esta ideia! Estão ansiosos por receberem o vosso vídeo. Este tipo de iniciativa faz mesmo a diferença na vida deles. Obrigada pelo vosso trabalho," (Diretora Técnica do Lar de Idosos de Celeirós) "Sem vocês, o trabalho na nossa Horta Comunitária era impossível ser realizado! Têm sido uma peça extremamente fundamental. Precisamos de mais meninos/as como vocês, comprometidos com a participação cívica e com capacidade de iniciativa!" (Professora Coordenadora do Projeto Eco-Escolas).

Relativamente às atividades implementadas, destacamos como desafios a pandemia da covid-19, nomeadamente ao nível do trabalho desenvolvido com os idosos, que nos impossibilitou de levar a cabo as ideias inicialmente pensadas, por envolverem a deslocação presencial. Para ultrapassar esse desafio, (re)pensámos em soluções alternativas, como por exemplo, via digital.

mais de 30 dias

das Alterações Climáticas

O objetivo do desenvolvimento sustentável 13 - ação contra a mudança global do clima - pretende dotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. Assim, damos especial destaque ao ponto 13.3, que pretende melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. Este é aquele que se alinha com as ações que realizámos mais frequentemente no decorrer do projeto.

Step 4 PARTILHA

No decorrer do projeto, partilhámos algumas das atividades no Facebook do Agrupamento de Escolas. Para além disso, fomos alimentando a página de Instagram que criámos para fazer a divulgação das nossas atividades e dinâmicas. Pretendemos agora, divulgar na Festa dos Encarregados de Educação, a ocorrer no dia 4 de junho, com uma banca com conteúdo informativo, fotografias e testemunhos para dar a conhecer à comunidade o trabalho que desenvolvemos. Também queremos, aquando o término das atividades com o Lar de Celeirós, fazer a divulgação na sua página de Facebook, bem como no site da Junta de Freguesia de Celeirós.

mais de 100

Pretende-se que os alunos continuem a trabalhar no sentido de alcançar os objetivos pretendidos - isto é, que se continuem a envolver nas iniciativas criadas relativas às temáticas e que, em articulação disciplinar, sejam sustentáveis no tempo. Mais concretamente, pretende-se que, em articulação com o Projeto Eco-Escolas, seja mantido o trabalho na horta comunitária, bem como as dinâmicas de limpeza, e as campanhas de sensibilização. Quanto ao trabalho desenvolvido com os idosos, prevê-se a articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente ao nível do voluntariado.