Introdução da História

2021

Jornal EKOA

EKOA 7 Pétalas

Fafe

Mentor

Patricia Azevedo e Natali Martins

Step 1 Sente

Não conhecer as novas famílias, crianças e pouco ou superficialmente os vizinhos; Falta de um meio de comunicação e de partilha com pais; Falta de dar a conhecer a nossa escola; Falta de recursos; Lixo no chão; Educação tradicional que não respeita os ritmos e gostos das crianças e a não promove a autonomia; Falta de hábitos de leitura de plataformas físicas (não ecrãs).

Ao fazer o Jornal EKOA conseguíamos várias coisas: conhecer a comunidade envolvente através de entrevistas, unir-nos num propósito comum, e cada um contribuindo com o que gostava mais ou queria experimentar (responsáveis por várias secções), dávamos a conhecer as nossas atividades e trabalhos aos pais e desenvolvíamos a escrita, leitura e trabalho em equipa.

As pessoas viam-nos e não nos conheciam, poderia haver mal-entendidos ou preconceitos de lado a lado. Os pais que estão envolvidos em muita gestão na escola teriam um outro meio de comunicação que promoveria a partilha, o sentido de pertença e felicidade (orgulho) em que as crianças são protagonistas. O jornal seria uma plataforma escolhida e feita pelas crianças.

Step 2 Imagine

Revista; Portfolio; Blog; Jornal; Festas; Passeios pelas ruas.

Optamos pelo agora famoso Jornal EKOA :) porque permitia-nos entrevistar pessoas, conhecer comunidade, as famílias, o trabalho na gráfica,e partilhar do que fazemos (desenhos). Fomos ouvir o Presidente de Junta que também nos encorajou e nos apoia a fazer ponte com a comunidade de Fornelos e Fafe.

Step 3FAZ

Partilhar a ideia com as outras crianças. Conhecer outros jornais, tipos de texto, organização de equipas. Reuniões frequentes para sonhar juntos o jornal, as diferentes. secções, as pessoas a entrevistas, trabalhos a incluir, e distribuição de tarefas.

Muita aprendizagem, conexão e partilha entre alunos, pais e crianças, comunidade. Alegria e satisfação de tarefa realizada! Sentido de pertença, empatia pelas pessoas da escola e da comunidade.

120

"Wow, parabéns! É tão bom conhecer melhor a escola dos meus netos!" "Adorei conhecer as pessoas, e o espaço e as máquinas de impressão na gráfica!" "Que bom ler este jornal e conhecer melhor os outros pais e vizinhos!" "Está incrível! Parabéns!"

É preciso muito trabalho para ter tudo escrito, revisto, organizado para cada impressão. Foram necessárias muitas reuniões e por vezes ficávamos cansados do quanto tempo o projeto pedia.

mais de 30 dias

Educação de qualidade

Porque os alunos são protagonistas, desenvolveram várias competências essenciais, e tudo de acordo com o seu ritmo e de acordo com preferências deles, houve tomadas de decisão, distribuição de tarefas. Juntos promovemos sentido de pertença e alegria de projeto desenvolvido. Conhecemos melhor os vizinhos, o presidente da junta, o vereador, o trabalho na gráfica, aproximando as tarefas do dia a dia.

Step 4 PARTILHA

Partilhamos primeiro reunindo equipas para cada edição e depois partilhando e distribuindo o jornal pela comunidade escolar e comunidade envolvente.

mais de 100

Queremos manter o jornal, formato base está criado o que ajuda bastante, temos reunido várias aprendizagens relativamente à organização, escrita e processo da criação de cada jornal. Queremos manter equipa motivada e parceria com gráfica DETA, e aproveita a desculpa do jornal para entrevistas mais pessoas e dar a conhecer a nossa escola e o que as crianças conseguem fazer com adultos que acreditam neles e os apoiam :)