Introdução da História

2021

Paisagens Sonoras

Escola Básica de Santa Bárbara

Porto

Mentor

Ana Paula Sousa

Step 1 Sente

· Os Passeios nas imediações da escola são muito estreitos e não há bancos; · A escola não cativa todos os alunos; · Não há mesas e cadeiras no recreio; · Demasiado barulho no recreio; · Não podemos jogar à bola nos intervalos; · Não podemos usar a sala de jogos, está fechada; · O buffet tem pouco espaço para os alunos; · A escola tem pouca cor e pouca diversão; · Algumas aulas são muito cansativas.

O problema escolhido para concurso foi "A escola não cativa todos os alunos" pois espelha uma grande divergência entre os atuais interesses dos alunos e os interesses das escolas em Portugal. Compreendemos que não haverá uma solução simples para um problema tão complexo, mas acreditamos que os alunos devem ser os promotores dessa mudança, que poderá começar em cada escola e/ou em cada aluno.

As pessoas mais afetadas são os alunos que acumulam insucessos escolares e as suas famílias, mas em último caso, as gerações futuras que caminham para a construção de uma sociedade mais categorizada e insatisfeita.

Step 2 IMAGINA

· Atrair os EE para uma participação mais ativa no percurso escolar dos seus educandos; · Abrir a sala de alunos; · Melhorar os espaços exteriores da escola; · Ter mais visitas de estudo; · Tornar as aulas atrativas para todos os alunos; · Ter aulas fora da escola, na comunidade; · Atrair a colaboração de parceiros sociais; · Criar mais atividades extracurriculares; · Criar um club de jogos; · Utilizar o telemóvel nas aulas; · Aprender através de jogos de computador; · Ter música de fundo nas aulas;

Escolhemos implementar 3 soluções: · Melhorar os espaços exteriores da escola; · Tornar as aulas atrativas para todos os alunos; · Atrair os EE para uma participação mais ativa no percurso escolar dos seus educandos; Importa-nos garantir a sustentabilidade do projeto e envolver o maior numero possível de pessoas e/ou órgãos da comunidade escolar. Cativar todos os alunos é a nossa missão e exige uma dedicação constante de todos.

Step 3FAZ

De forma a agrupar as três soluções escolhidas, os alunos começaram por, criar nas aulas de cidadania, com a diretora de turma, momentos quinzenais de partilha entre pais, alunos, técnicos dos serviços especializados, professores, funcionários da escola e parceiros da escola, a estes momentos deram o nome de assembleias mistas . Durante 1h reúne-se para discutir ideias e mobilizar recursos em prol do problema apresentado. Para melhorar os espaços exteriores, em parceria com o Projeto OrKestra, a professora de CE (Sónia Sousa), a associação de pais e a mentora da Teach For Portugal (Joana Martins), transformou-se um dos canteiros da escola numa horta comunitária e criaram-se mesas e bancos para e um cantinho de lazer. Com a ajuda do clube de ciência viva do agrupamento, modificou-se a paisagem sonora do recreio através da colocação de pequenas casas para pássaros com bebedouros e comedouros. Estas casas contribuem para atrair os pássaros e minimizar o barulho existente na área envolvente. Professores e alunos trabalharam em conjunto para que as aulas de todas as disciplinas pudessem ser mais dinâmicas e desafiantes para todos. Os alunos comprometeram-se a melhorar o seu comportamento, os professores utilizaram técnicas de gamificação, planearam aulas ao ar livre e no âmbito dos DAC (domínios de articulação curricular) promoveram um variado numero de atividades interdisciplinares estimulantes , organizaram-se tertúlias dialógicas online dirigidas a pais e alunos, em que e a diretora de turma abriu espaço a conversas significativas, fazendo os alunos refletir sobre processos emocionais, gestão de conflitos e orientação de projetos de vida. Envolver os EE nesta missão foi uma tarefa desafiante. Todos os EE foram encorajados a vestir o papel de mentor e, em contexto de sala de aula, contribuíram para o processo de aprendizagem de toda a turma. Este projeto exigiu uma coordenação constante e contou com a dedicação e colaboração incansável de todos.

O impacto pode ser avaliado não só na alteração do comportamento dos 15 alunos, mas também na vontade de aprender que começam a evidenciar, na forma como agora falam da escola, na dinâmica entre pares, na dinâmica familiar e na evolução de caráter, na redução muito significativa do número de faltas e na melhoria dos resultados escolares –apenas 1 aluno ainda não se encontra em condições de transitar para o 9º ano, mas acreditamos que até o final do ano estará. Melhor que descrever é apresentar os testemunhos dos EE e dos alunos, na primeira pessoa.

100

"Com este projeto, o meu filho ganhou autoestima, confiança em si mesmo, ganhou outra forma de ver as coisas (na escola e em casa), ganhou responsabilidade, tem uma opinião mais formada, distingue melhor o que é o bem e o que é o mal. Isto tudo só é possível pelo trabalho desenvolvido por estes professores fantásticos que o meu filho tem" "O meu filho sempre teve dificuldade em estudar mas quando reprovou no 8º ano percebi que as coisas tinham que mudar. A professora Ana Paula e a Psicóloga Patrícia apresentaram-me este projeto, mas a minha reação não foi a melhor. Depois de alguma reflexão e com a forma tão firme, da professora Ana Paula, naquilo que diz e faz, acabei por confiar. Hoje o meu é um melhor aluno e uma melhor pessoa. Só posso agradecer à escola, aos professores, à psicóloga, a todos mesmo, mas em especial à professora Ana Paula. Estou muito feliz com a evolução do meu filho e dos amigos dele."

Durante a implementação, os desafios foram-se relevando quer pelos alunos, quer pelos professores, quer pela própria escola. A estratégia utilizada para os resolver foi a conexão: pessoas conectadas tendem a ter mais paciência, estão mais dedicadas e trabalham melhor em conjunto para superar os desafios individuais. Passamos a listar alguns desses desafios: - Falta de hábitos de trabalho dos alunos; - Dificuldades em gerir emoções; - Destruir barreiras entre a escola e a família; - Pouca resiliência dos alunos; - Baixas expetativas sobre os alunos; - Escassez de recursos financeiros para a criação e manutenção da horta; - Manter o nível de interesse e motivação de todos os envolvidos durante o ano; - Coordenar atividades interdisciplinares; - Coordenar agendas para reuniões com EE e/ou todos os intervenientes; - Tempo para investigar, propor e aplicar diferentes métodos de ensino; - Tempo para monitorizar e avaliar o impacto do projeto; - Redefinir estratégias.

mais de 30 dias

Educação de qualidade

A tarefa de educar é cada vez mais exigente pois a escola passou a ter em conta a multidimensionalidade dos alunos. Manter os níveis de motivação e interesse dos de cada individuo foi um desafio constante pois os interesses são, na maioria das vezes, divergentes. O nosso desejo profundo é garantir que todos os alunos tem a oportunidade de ter um percurso de sucesso através de uma educação global e harmoniosa, que promova aprendizagens significativas e que desenvolva as características fundamentais e necessárias para uma vida adulta ativa. Inspirados pela frase de Malala Yousafzai, "Uma criança, um professor, um livros e uma caneta podem mudar o mundo" e pelo sábio proverbio africano "para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira" acreditamos que, aluno a aluno, contribuímos para a mudança necessária.

Step 4 PARTILHA

Como vivemos num mundo cada vez mais tecnológico, utilizamos as skills do alunos para criar e partilhar este projeto. Os métodos utilizados foram: 1) "Passa a palavra": Outros alunos já demonstraram interesse em fazer parte desta turma; 2) Na página da escola encontras mais informação sobre este projeto; 3) Grupos de histórias de Instagram; 4) Grupos de whatsApp com EE e professores; 5) No nosso canal do YouTube;

mais de 100

Para assegurar o impacto deste projeto, os alunos manter-se-ão juntos, na mesma turma, até ao final do 9º ano, momento que transitarão para uma nova escola. Iremos manter, se possível, a equipa de professores e o compromisso estabelecido entre alunos e professores por mais um ano letivo. No próximo ano letivo, propusemos à escola abrir este projeto a uma nova turma do 7º ano. Recebendo o feedback de todos os envolvidos e empregando as aprendizagens adquiridas durante este ano, iremos criar uma nova equipa de alunos, professores, EE e colaboradores que cativarão mais um conjunto de alunos descentes do sistema de ensino atual. Os alunos que transitarão para o 9ºano farão parte desta nova equipa, num processo de mentor-mentorado onde terão oportunidade de ajudar no crescimento dos novos colegas, servir de inspiração e aumentar o seu próprio compromisso na autodescoberta.