Introdução da História

2022

O outro lado da escola

EB1 n.1 de Gueifães, Maia

Porto

Mentor

Professor Joao Melo Moreira

Step 1 Sente

- Estar menos tempo na sala de aula; - Partilhar momentos e atividades com a família; - Procurar e experimentar outras formas de aprendizagem; - Aprender através do brincar e utilizando o meio envolvente/natureza.

Depois de discutidas e analisadas diferentes ideias, decidimos em conjunto pensar em atividades que permitissem experimentar uma aprendizagem de forma mais lúdica, com recurso ao exterior e através da partilha com diversas pessoas de diferentes áreas. Vivenciar outro lado da escola.

Este é um problema de toda a comunidade escolar…alunos, professores e famílias. Surge como uma necessidade de procurar estratégias para diversificar as formas de aprendizagem, de possibilitar mais contacto com a natureza, partilhar diferentes olhares e visões e viver o dia-a-dia na escola de forma diferente.

Step 2 IMAGINA

- Atividades na escola com a família; - Realizar aulas no parque exterior; - Convidar pessoas de diferentes áreas; - Aproveitar a natureza; - Fazer um festival com diversas atividades.

Optamos por criar um projeto ao longo de todo o ano letivo, com várias atividades. Desta forma, conseguimos dar resposta a todas as preocupações e motivações demonstradas.

Step 3FAZ

O projeto foi implementado nas atividades de enriquecimento curricular e consistiu na realização de uma “aventura” em cada período. No 1º período o objetivo foi envolver as famílias em atividades na escola (Uma aventura na escola…em família); no 2º período pretendeu-se criar oportunidades de conhecer pessoas de diferentes áreas e realizar aulas no parque exterior (Uma aventura no parque…com convidados mistério). Por último, no 3º período a atividade foi pensada com intuito de realizar um festival que marcasse o culminar do projeto e permitisse a partilha e realização de diferentes atividades, associado a maio, mês do coração (Uma aventura no festival…com o coração).

O balanço das atividades realizadas foi muito positivo. Os alunos mostraram-se mais motivados nas diferentes aprendizagens, com curiosidade para saber que atividades ou convidados se seguiam e demonstraram vontade de partilhar e desenvolver novas ideias.

400

Aluno: “Gostei muito das atividades que realizamos no exterior, foram mesmo muito divertidas e aprendi muito. Brincamos muito e aprendemos ao mesmo tempo”. Familiar: “A atividade realizada na escola foi muito criativa e bem organizada. Permitiu-nos conhecer melhor a escola e os profissionais que cuidam do meu filho. Foi bom fazer parte da escola e partilhar este momento em família”.

As dificuldades encontradas estiveram na maior parte das vezes relacionadas com o tempo, materiais e condições que idealizamos. Como muito do projeto passava pela realização de atividades no exterior, as condições climatéricas nem sempre ajudaram e obrigou-nos a uma adaptação e organização mais atenta. A colaboração de diferentes pessoas e instituições foi fundamental para que se conseguisse avançar com todas as ideias. Destacamos as famílias, todos os profissionais da escola, os convidados mistério (atleta Pedro Ferreira e Treinadora Débora Lira, da equipa de Boccia do FCP; Professor José Carlos, de Karaté, Psicólogo Pedro Morais, Dr. Jorge Monteiro, da área de coaching e a Banda de Música da PSP do Porto) e todos os alunos que com a sua alegria e motivação, fizeram todo o trabalho valer a pena.

mais de 30 dias

Educação de qualidade

Este projeto foi ao encontro da educação da qualidade, objetivo do desenvolvimento sustentável, no sentido em que garantiu acesso a uma educação de qualidade e equitativa na 1ª infância, e promoveu diferentes oportunidades de aprendizagem ao longo do ano letivo.

Step 4 PARTILHA

As atividades foram partilhadas na escola com a participação de toda a comunidade escolar, no site da Câmara Municipal e nas redes sociais. A reação de todos foi muito positiva, encorajando sempre ao seu desenvolvimento e continuidade no futuro.

mais de 100

Como referimos no início do nosso vídeo de apresentação, este é o terceiro ano seguido em que trabalhamos em dinâmica de projeto da nossa escola. É precisamente com esse trabalho colaborativo de toda a comunidade escolar que pretendemos que os projetos continuem a ser implementados nos anos subsequentes. Neste caso concreto, as 3 aventuras vividas pelos nossos alunos terão certamente continuidade nos próximos anos letivos uma vez que foram elaboradas as planificações de aulas ao ar livre para cada uma das Atividades de Enriquecimento Curricular, a escola aberta à comunidade escolar por altura do Natal foi muito bem recebida pelas famílias que até assinaram um livro de elogios e existe sempre a tradição de uma festa de encerramento, sendo que a novidade do tema da escola ao ar livre com um festival artístico ligado pelas emoções é uma aventura que todos queremos repetir.